O que é a osteoporose
A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda progressiva de massa óssea, enfraquecendo os ossos e aumentando a predisposição a fraturas.
Os principais tipos de osteoporose são:
-
- Osteoporose pós-menopáusica: afeta mulheres após a menopausa, com risco de fraturas vertebrais.
-
- Osteoporose senil: afeta pessoas com mais de 70 anos, com risco de fraturas na coluna e no quadril.
-
- Osteoporose secundária: afeta pessoas com doenças renais, hepáticas, endócrinas, hematológicas ou que usam certos medicamentos como corticoides.
Prevenção da Osteoporose
Para a prevenção da osteoporose é fundamental a ingestão de cálcio é fundamental para fortalecer os ossos. Adote uma dieta rica em alimentos como leite e seus derivados, iogurtes e queijos. Os médicos recomendam dois copos de leite desnatado e uma porção de queijo branco por dia.
Consuma vegetais de folhas escuras como brócolis, espinafre e couve.
Evite carne vermelha, refrigerantes, café e sal.
Exponha-se moderadamente ao sol. Os raios ultravioleta estimulam a produção de vitamina D na pele, essencial para a absorção de cálcio pelo organismo. Bastam 20 a 30 minutos de exposição diária, entre as 6h e as 11h da manhã.
Não fume e evite o consumo excessivo de álcool.
Independentemente da idade, inicie um programa de exercícios como caminhadas ou musculação, que além de fortalecer os músculos, melhora o equilíbrio e reflexos, prevenindo quedas.
Mulheres na menopausa devem consultar um médico para iniciar um tratamento especial. A partir dos 45 anos, é recomendável realizar uma densitometria óssea.
Diagnóstico da Osteoporose
O diagnóstico da osteoporose pode ser clínico ou através de exames como:
-
- Densitometria Óssea: realiza-se principalmente este exame para detecção da doença, que pode prever o risco de fratura em 10 anos. Utiliza raios X para medir a densidade óssea.
A densitometria óssea é realizada na coluna lombar ou no colo do fêmur e é expressa em unidades chamadas T-score. Um T-score de -2,5 ou menos indica osteoporose. Outros exames como hemograma, creatinina e vitamina D são necessários para descartar causas secundárias.
Tratamento da Osteoporose
Todos os pacietes com osteoporose devem ser tratados.
Para o tratamento da osteoporose é fundamental a reposição de vitamina D que pode ser feita através da administração de colecalciferol ou seus análogos como calcitriol. O calcitriol, metabolito ativo da vitamina D, tem uma vida média mais curta comparada ao colecalciferol e ao ergocalciferol.
Mas é fundamental a ingestão de Bisfosfonatos orais. Esses medicamentos para osteoporose acumulam-se seletivamente nos ossos, inibindo a reabsorção óssea mediada pelos osteoclastos. No Brasil os bisfofonatos mais usados são o alendronato e o risedronato.
Outro remédio para o tratamento da osteoporose é o raloxifeno é um modulador seletivo do receptor de estrogênio aprovado para tratamento da osteoporose em mulheres pós-menopáusicas, promovendo ganho de massa óssea na coluna lombar e no colo do fêmur, além de reduzir fraturas vertebrais.
Referências:
Clinical manifestations, diagnosis, and evaluation of osteoporosis in postmenopausal women. Uptodate [Internet]; Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/clinical-manifestations-diagnosis-and-evaluation-of-osteoporosis-in-postmenopausal-women