Home Saúde Injeção para Dor nas Costas: 8 coisas que você precisa saber

Injeção para Dor nas Costas: 8 coisas que você precisa saber

0
Injeção para dor na coluna

Introdução

A dor nas costas ou dor na coluna é uma condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Pode ser causada por uma variedade de fatores, como hérnias de disco, radiculopatia, estenose espinhal ou ciática. Para muitos pacientes, a dor nas costas pode ser debilitante e interferir nas atividades diárias. Felizmente, existem várias opções de tratamento disponíveis para aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida.

Uma opção eficaz de tratamento para a dor nas costas é a injeção de esteroides epidurais. Essas injeções são administradas diretamente ao redor de um nervo comprimido à medida que sai da coluna vertebral, no espaço epidural. O espaço epidural está localizado onde os ossos e os discos da coluna cercam os nervos e a medula espinhal. Essa é a área onde o tecido do disco pode se herniar e causar pressão e inflamação ao redor dos nervos espinhais.

Como funciona a injeção para dor nas costas?

As injeções para dor na coluna são, na verdade, injeções de esteroides epidurais. Elas são comumente usadas para tratar a dor nas costas causada por uma hérnia de disco, radiculopatia lombar ou cervical, estenose espinhal ou ciática. Os corticosteroides são medicamentos anti-inflamatórios potentes e, quando administrados no espaço epidural, podem reduzir significativamente a inflamação ao redor de um nervo irritado que causa dor e desconforto nas costas e pernas.

Que tipos de esteroides são usados nas injeções de esteroides epidurais?

Os esteroides mais comumente usados em injeções epidurais são a dexametasona, betametasona, metilprednisolona e triancinolona. A escolha do medicamento e da dose é baseada em fatores do paciente, resposta a injeções anteriores, região da coluna vertebral a ser injetada e a abordagem epidural.

Quem pode se beneficiar das injeções de esteroides epidurais?

Pacientes com diversas condições comuns, incluindo hérnia de disco lombar, doença degenerativa do disco, radiculopatia lombar, ciática, estenose espinhal lombar, neuralgia pós-herpética e cistos facetários / sinoviais, podem se beneficiar de uma injeção epidural. Uma injeção de esteroides epidural pode ser um tratamento não cirúrgico eficaz por si só ou pode auxiliar no planejamento cirúrgico.

Como as injeções de esteroides epidurais funcionam?

As injeções de esteroides epidurais funcionam entregando um potente anti-inflamatório ao local do aprisionamento do nervo na coluna vertebral. Os medicamentos injetados podem incluir esteroides, anestésicos locais e soro fisiológico, e podem variar em volume e concentração de acordo com cada indivíduo. Embora as injeções epidurais para outras aplicações possam não exigir orientação por imagem, as injeções de esteroides epidurais para o tratamento da dor são rotineiramente realizadas com orientação fluoroscópica ou de raio-x para garantir a deposição correta, eficaz e segura dos medicamentos injetados. Em casos selecionados, a orientação por TC ou ultrassom pode ser usada como alternativa, se indicado.

Injeções de esteroides epidurais na coluna torácica e cervical

As injeções de esteroides epidurais na coluna torácica e cervical podem ser usadas para tratar hérnias de disco cervicais ou torácicas, radiculopatia, doença degenerativa do disco ou estenose espinhal. Na região cervical (pescoço), essas condições causam dor e neuropatias que se irradiam para o braço e a mão. Na região torácica (parte superior das costas e peito), a dor pode se irradiar para as costelas ou flanco. As injeções podem ser feitas usando uma técnica interlaminar ou transforaminal, conforme descrito abaixo.

Injeções de esteroides epidurais caudais, interlaminar e transforaminais

Três vias podem ser usadas para injeções epidurais na região lombossacra (vértebras na coluna lombar e sacro na parte inferior das costas): caudal, interlaminar (também conhecida como translaminar) e transforaminal. O médico escolherá o método adequado com base no diagnóstico e se o paciente já passou por alguma cirurgia na coluna.

  • A injeção de esteroides epidural caudal é a maneira menos complicada de acessar o espaço epidural, mas também é a menos específica. Pode ser útil se várias áreas da coluna estiverem envolvidas ou se alterações pós-cirúrgicas impedirem outras abordagens.
  • A injeção de esteroides epidural interlaminar ou translaminar entrega o medicamento diretamente no espaço epidural no nível afetado, podendo ser direcionada para um lado ou para o outro, e pode tratar vários níveis ou ambos os lados de uma só vez.
  • A injeção de esteroides epidural transforaminal entrega o medicamento na área em que a raiz nervosa específica afetada sai da coluna vertebral e é comprimida por uma hérnia de disco. É a abordagem usualmente escolhida para uma injeção epidural na coluna lombar.

Com que frequência é possível receber injeções de esteroides epidurais?

Recomenda-se que as injeções de esteroides epidurais sejam administradas até três a seis vezes por ano. No caso de uma nova hérnia de disco, as injeções podem ser realizadas apenas com algumas semanas de intervalo, com o objetivo de obter uma resolução rápida e completa dos sintomas. Para condições crônicas, é comum um intervalo de três a seis meses ou mais entre as injeções.

Quanto tempo duram as injeções epidurais para dor nas costas?

As injeções de esteroides epidurais podem ajudar a resolver a dor de forma permanente em pacientes com uma nova hérnia de disco que respondem positivamente ao tratamento. Para pacientes com dor crônica ou hérnias de disco recorrentes, a duração desejada do efeito é de três a seis meses ou mais.

Quais são os riscos das injeções de esteroides epidurais?

Os riscos em qualquer procedimento envolvendo uma agulha incluem sangramento, infecção e lesão nervosa. Quando realizadas corretamente, o risco de qualquer um desses é extremamente baixo e geralmente superado pelo benefício potencial do procedimento.

Algumas contraindicações para a realização de injeções de esteroides epidurais incluem distúrbios de coagulação ou anticoagulação, alergias a medicamentos (raro), infecção sistêmica ou infecção local sobrejacente à área. Os riscos e benefícios das injeções repetidas de esteroides epidurais devem ser avaliados caso a caso para pacientes que têm ou estão em risco de osteoporose, pois algumas evidências sugerem que as injeções repetidas de esteroides podem acelerar a perda óssea.

Quais são os efeitos colaterais das injeções de esteroides epidurais?

Os efeitos colaterais comuns incluem dor leve no local da injeção, piora temporária da dor usual, rubor, insônia ou aumento do açúcar no sangue. Esses efeitos geralmente são autolimitados e se resolvem dentro de um a três dias. Um efeito colateral menos comum é a dor de cabeça.

É necessária alguma preparação? Posso comer antes e depois da minha injeção de esteroides epidurais?

Seu médico lhe dará instruções específicas, que podem variar de acordo com a unidade de saúde e o tipo de injeção epidural (lombar, torácica ou cervical). Como o procedimento geralmente é realizado com anestesia local, em vez de sedação, as diretrizes de jejum não são excessivamente restritivas.

É usado algum tipo de anestesia? As injeções de esteroides epidurais são dolorosas?

Um anestésico local é injetado na pele, anestesiando a área onde a agulha epidural será inserida. Os pacientes podem sentir um leve desconforto, mas não devem experimentar dor intensa durante o procedimento.

Terei que ficar deitado de barriga para baixo por muito tempo durante ou após o procedimento?

O procedimento pode durar de 10 a 20 minutos e requer que o paciente fique de bruços, se possível, para permitir o uso de orientação por raio-x ou fluoroscopia. Após o procedimento, você pode sentar, ficar em pé e caminhar normalmente após um curto período de monitoramento.

Que tipo de médico realiza as injeções de esteroides epidurais?

As injeções de esteroides epidurais geralmente são administradas por médicos especialistas em dor, como anestesiologistas ou médicos de dor intervencionistas. Esses profissionais possuem treinamento específico em técnicas de alívio da dor e procedimentos intervencionistas, incluindo injeções epidurais. Além disso, neurologistas, reumatologistas e alguns cirurgiões de coluna também podem realizar esse tipo de procedimento, dependendo da sua especialização e treinamento.

Em resumo, as injeções de esteroides epidurais são um tratamento eficaz para aliviar a dor nas costas. Elas podem ser usadas para tratar uma variedade de condições, como hérnias de disco, radiculopatia, estenose espinhal ou ciática. Embora o procedimento envolva riscos mínimos, os benefícios podem ser significativos para muitos pacientes.

Referências:

Chou R, Hashimoto R, Friedly J, Fu R, Dana T, Sullivan S, Bougatsos C, Jarvik J. Pain Management Injection Therapies for Low Back Pain [Internet]. Rockville (MD): Agency for Healthcare Research and Quality (US); 2015. PMID: 25879124.
 

Sair da versão mobile